House360 discursa no evento “Investir no Franchising”

22 Out
2019

A House360 esteve presente no evento “Investir no Franchising” , que decorreu no dia 15 de Outubro, em Lisboa.

Luís Coimbra, CEO da House360, foi orador da conferência, subordinada ao tema “Vantagens e desvantagens do franchising: porque razão optar pelo franchising?”. Alguns dos candidatos ao franchising apontaram três desvantagens para o mesmo: as regras da rede, o preço do franchising e o controlo do Master. Durante a conferência estes mitos foram desfeitos.

Começando pelo preço do franchising: na verdade, o franchising House360 representa um pequeno investimento para um empresário se lançar. Permite uma enorme economia em tentativas e erros. O conceito já foi testado pelo Master pelo que não será necessário reinventar a “roda”, apesar desta poder ser constantemente melhorada. Permite ainda economizar nos estudos de imagem e comunicação que já foram desenvolvidos pelo Master; economizar os enormes custos processuais necessários para formatar todos os documentos que envolvem um negócio; e, acima de tudo, permite economizar o enorme investimento financeiro necessário à visibilidade e notoriedade de uma marca. Por conseguinte, o franchising é a forma mais barata de criar o seu próprio negócio.

Quanto às regras da rede tem duas grandes vantagens para o franchisado. Por um lado protege cada franchisado contra os devaneios que eventualmente possam surgir por parte de alguns franchisados menos responsáveis. Por outro lado, as regras permitem ao franchisado seguir procedimentos testados que o ajudam a otimizar o seu negócio, assim como manter a coerência da rede perante o público. A marca é percebida pelo consumidor como uma garantia de qualidade. O público sabe que por detrás da marca há método, regras e procedimentos que o protegem. Esta tranquilidade transmitida ao cliente pela marca é um potente catalisador de negócios para o franchisado.

No que diz respeito àquilo que por vezes é percebido como “controlo” ou “ingerência” do Master no negócio do franchisado, na verdade não é nem uma coisa, nem outra. Na maior parte dos casos tratam-se de auditorias formativas que visam ajudar o franchisado a obter o maior retorno do investimento.

Em conclusão, o franchising permite sinergias, metodologias, notoriedade e visibilidade impossíveis de alcançar trabalhando isoladamente. O franchising é a forma mais económica e eficaz de desenvolver um negócio próprio.

Top
Translate »